segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Filmes dia 17/01

Candeias: da Boca pra fora - Dir. Celso Gonçalves, Doc., SP, 2002, Cor, 17 min.
Um retrato original de um dos mestres do Cinema Marginal, Ozualdo Candeias, realizador dos clássicos “A Margem” e “Zezero”; genuinamente um cineasta do povo. Divertidos e controversos depoimentos de personalidades do cinema como Zé do Caixão, Carlos Reichenbach, Inácio Araújo e Jairo Ferreira.

A Margem - Dir. Ozualdo Candeias, Ficção, 1967, P&B, 96 min.

Primeiro longa metragem de Ozualdo Candeias, “A Margem” é uma obra, realizada com baixíssimo orçamento, atores amadores, mas de uma criatividade incrível, representando para muitos, o filme que deu início ao cinema marginal no Brasil. O filme acompanha a trajetória de 4 personagens, que perambulam por áreas pobres em volta do rio Tietê em São Paulo. Eles andam e andam sem um objetivo aparente, parece que para o nada, mostrando que não existe um futuro, ou melhor, existe a mesma miséria que os cercam e nunca vão levá-los a nada.
Os personagens são: Um louco que sempre está em busca de uma rosa, uma jovem que vira prostituta por necessidade, uma prostituta negra, que sonha em casar e um homem que destoa dos outros por estar bem vestido, ele sempre parece estar incomodado, quase sufocado. A vida dos personagens se relaciona, sempre acompanhada de perto pela morte, que personificada em uma mulher misteriosa, passeia de barco pelas margens do rio Tietê. Uma das grandes inventividades do filme são seus planos, através da subjetiva dos personagens, o espectador observa a pobreza, através do olhar dos personagens. A miséria é mostrada por quem participa dela, sem a visão paternalista do cinema novo, movimento cinematográfico que antecedeu o cinema marginal. Mas “A Margem”, não é só um filme marginal, ele é uma poesia marginal, poesia filmada, uma viagem onírica pelo submundo.


Nenhum comentário: