sexta-feira, 10 de julho de 2009

Filme do dia 11/07/09


Aviso aos Navegantes
Brasil, 1950
Dir. Watson Macedo
Gênero: Musical
Duração: 113 min. P&B

Watson Macedo se inspira numa vertente de comédias que remonta aos irmãos Marx (vide Os quatro batutas/Monkey business, 1931) que estava em voga na segunda metade dos anos 40, através de Cante-me teus amores (Sing your way home, 19
45), Transatlântico de Luxo (Luxury liner, 1948). No cinema argentino, ela já havia dado cria catorze anos antes, em La muchachada de a bordo.
Numa casual homenagem ao pioneirismo do chanchadeiro portenho Manuel Romero, o transatlântico de Aviso aos navegantes vinha do rio da Prata. No final de sua rota, o carnaval carioca. “Gosto muito de Buenos Aires mas não posso ficar longe do carnaval”, comenta a personagem de Eliana, fazendo coro com o clandestino Frederico (Oscarito), louco para voltar a morar em Madureira, passear em Niterói e sambar a noite inteira. Em meio a números musicais de Emilinha Borba (Tomara que chova), Jorge Goulart (Sereia de Copacabana) e Quatro Ases e Um Coringa (Marcha do caracol), entre outros, Anselmo Duarte namorava Eliana, que era cobiçada por um falso príncipe (Ivon Curi), enquanto Grande Otelo ajudava Oscarito a manter-se escondido da tripulação e também longe do alcance das mágicas e dos gestos hipnóticos do professor Scaramouche, interpretado por José Lewgoy.



Nenhum comentário: